Neste artigo iremos aprender como criar o primeiro projeto básico Hello World. Para isto precisaremos dos plugins básicos e de um IDE que no caso é o Eclipse, caso não tenha instalado na sua máquina neste artigo: Criando ambiente Android no Eclipse te ensina á montar o ambiente para começar seus projetos.
Primeiramente abra seu Eclipse pressione Alt + Shift + N, ou vá na Aba File -> New -> Android Application Project, se for sua primeira vez ele não aparecerá depois da aba New, então terá que ir em File -> New -> Other -> Android e então Android Application Project.
![]() |
Iniciando a configuração do primeiro projeto |
Após clicar em AAP, esta tela irá aparecer:
![]() |
Tela de configuração do aplicativo |
Project Name: O nome do projeto, só vai ser exibido no seu computador, que no caso só você terá acesso.
Package Name: É o nome do pacote, no seu celular procure 'Meus Arquivos' e tente procurar algum aplicativo você percebera que tem algo do tipo 'com.dev.mvks' por exemplo. Os desenvolvedores utilizam para colocar sites, ou qualquer coisa que fique fácil na hora de fazer atualizações no aplicativo
Minimun Required SDK: É a API mínima que seu aplicativo vai rodar, ou seja se decidir que o mínimo é ter um Android 4.4.4, se o usuário tiver um Android 4.4.2 não vai pegar no celular dele.
Target SDK: É o seu alvo, para qual versão do Android está desenvolvendo especificamente? Recomendo colocar sempre a mais atual no caso.
Theme: É insignificante, eu sempre deixo no Holo Light with Dark Action Bar porque é o padrão pois depois tudo isso você pode mudar pelo design do app.
Configurado tudo isso, clique em Next.
![]() |
Segunda parte da configuração do aplicativo |
Nesta tela, não necessita nenhuma mudança á não ser que precisa mudar sua Workspace que no caso o programa pergunta á você aonde deseja salvar seus projetos assim que inicia da primeira vez e se quiser pode trocar na aba Window. Então clique em Next.
![]() |
Adicionar Clipart á seu aplicativo |
Clicando em Clipart -> Choose tem algumas imagens pré-carregadas do Eclipse pra você escolher, você pode por Texto também no botão de Text ou Image que tenha em seu computador lembrando que tem limite de tamanho e é em pixels, Additional Padding você pode aumentar ou diminuir, Crop ou Center é alinhamento, Shape você pode deixar Quadrado, Circular ou sem nada, e Foreground Color é a cor do Clipart, Texto ou sua Imagem, Background color é a cor de trás de seu Clipart, no meu caso usei apenas os indicados em vermelho. Feito isso clique em Next.
![]() |
Terceira parte da configuração do aplicativo |
Dependendo do propósito do seu aplicativo, tem vários designs para você escolher e começar a desenvolver. No artigo de hoje vou pegar o mais básico com uma Activity em branco mesmo apenas com Hello World. Escolhido algum deles, clique em Next
![]() |
Nome a seu layout e Activity |
Aqui você pode nomear sua Activity e seu Layout, dependendo do aplicativo eu mudo o nome ou deixo padrão pelo mesmo propósito pra ficar fácil de identificar a principal activity caso tiver outras telas o app, e normalmente vai ter, você verá que vai ficar bem mais fácil de trabalhar. Mas fica a seu critério, configurado essa parte clique em Finish e espere o programa carregar.
![]() |
Aplicativo configurado e pronto para começar a ser desenvolvido |
Nesta imagem temos MVKSDEV que coloquei como Project Name, com.dev.mvks que coloquei como Package Name, AndroidManifest saberemos mais afundo nos próximos artigos mas basicamente ali é a base de seu app, onde declara activitys e algumas coisas mais, Pallete é aonde vai dar função á seu aplicativo, onde está Nexus 5 você pode trocar á qualquer momento, dependendo de seu computador pode ser o celular que quiser, Na próxima caixa serve para você mudar a visualização do seu aparelho, ou seja, ver ele deitado, em AppTheme eu comentei que poderia trocar a hora que quiser, é ali mesmo, onde está MainActivity é aonde você pode navegar entre as telas existentes, onde está 22 é o API do celular ou seja está em Android 4.4.4, eu poderia trabalhar com 5.1.1 mais ainda preciso atualizar alguns pacotes para isso.
Depois de toda essa configuração cabe á você decidir o que fazer daqui pra frente, e desenvolver seu aplicativo, nos próximos artigos vamos aprender algumas estruturas para ter uma noção.
Criando primeiro projeto no Eclipse